Palestra destacou a importância de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira direta e facilmente compreensível
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó promoveu uma palestra, ministrada pela psicóloga e psicanalista Carolina Almeida, sobre comunicação assertiva.
“A comunicação assertiva é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira direta e facilmente compreensível, sem, no entanto, ser agressivo ou desrespeitoso. É a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma que os outros entendam facilmente. Tudo de maneira direta, mas respeitosa, sem deixar de lado as emoções de quem escuta”, disse Carolina Almeida.
Segundo a palestrante, no meio corporativo, ter profissionais assertivos é essencial. “A comunicação assertiva é uma habilidade que as empresas costumam procurar nos candidatos a vagas, principalmente entre os que buscam cargos de liderança. Isso porque atividades como dar feedbacks e delegar tarefas fazem parte do dia a dia de qualquer gestor”, comentou.
Além disso, nas empresas, problemas de comunicação estão entre os principais gargalos. Quando uma informação não é passada da maneira certa, surgem problemas nas relações, na execução de tarefas e no alinhamento de demandas, o que pode prejudicar a produtividade e o alcance dos resultados.
“A comunicação assertiva permite impor limites sem afastar as pessoas nem causar ressentimentos. Apesar de muitas pessoas acharem que gera confrontos, na verdade ela estreita laços”, frisou Carolina Almeida.
Fonte: Diário da Manhã