Antônia (de verde, no centro), comemora 61 anos, com outros pacientes e colaboradores do hospital

Colaboradores da unidade do Governo de Goiás no município da região oeste do Estado organizam festa para paciente, que estava internada havia 14 dias

Durante o período de intervenção médica, o paciente fica em situação de vulnerabilidade física e emocional, além de estar longe de casa. Pensando nisso, o Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HESLMB), preza sempre pelo conforto e bem-estar desse paciente durante o tratamento. É o caso de Antônia Ferreira, que completou 61 anos no dia 28 de março e foi surpreendida pelos profissionais, com uma comemoração.

O atendimento humanizado coloca como base a confiança entre o paciente e equipe. Naturalmente, é comum florescer amizade, com o passar do tempo. Durante a internação dessa paciente, não foi diferente. A equipe de enfermagem teve a ideia de fazer uma surpresa de aniversário para a senhora Antônia que, segundo sua filha, tem o costume de comemorar com a família todos os anos.

“Geralmente, reunimos todos os filhos. Nós somos em três e comemoramos. No ano passado, fizemos uma surpresa para ela, com as comidas que ela mais gosta, pamonha, carnes e bolo. Não estávamos esperando que a sua internação fosse durar tanto tempo e que ela passaria o aniversário ainda no hospital. Mas, graças a Deus, encontramos pessoas muito boas no nosso caminho, que não deixaram a data passar em branco”, explica Antônia Gildeneide, filha da paciente.

Dona Antônia mora no município Santa Rosa de Goiás, e no início do mês, começou a apresentar alguns sintomas, como tosse, dores abdominais e falta de ar. Após buscar atendimento na sua região, recebeu encaminhamento para a unidade, onde foi prontamente atendida pela equipe médica. Com os resultados dos exames, o diagnóstico foi de pneumonia.

Por ser de idade, a paciente foi acolhida na enfermaria no dia 15 de março e iniciou o seu tratamento com drenagens, medicação e monitoração. “Eu desconfiei de uma supresa no começo. As meninas corriam para todo o lado”, explica dona Antônia. “O que fizeram aqui, por mim, marcou o meu coração para sempre. Foi maravilhoso, uma emoção e tanto”, retribuiu.

Em um local aberto, a comemoração contou com bexigas, mesa enfeitada e, com ajuda da filha, um bolo confeitado. Alguns colaboradores que fizeram parte da trajetória de dona Antônia estiveram presentes nesse momento tão especial. Outros pacientes também compartilharam momentos durante a estada de dona Antônia no HESLMB.

“Eu não pude estar aqui, mas, pelas fotos que recebi, consegui sentir a felicidade dela. Sem contar no carinho de todos os profissionais com a minha mãe”, comenta a filha Gildeneide.

Dona Antônia recebeu alta na segunda-feira (4/4), graças à ótima melhora em seu quadro clínico, e agora continua o tratamento apenas com medicação em casa, com a família. A passagem dela por São Luís de Montes Belos marcou a história da unidade e demonstra a importância de realizar um acolhimento hospitalar diferenciado.

“Cada alta e recuperação nos impulsiona a reforçar nossos cuidados com as vidas que acolhemos. É um privilégio poder fazer parte de uma jornada tão linda, onde vemos o resultado de um trabalho em equipe que ficará para sempre na história do hospital, afirma Minéia Teixeira, diretora do HESLMB.

Fonte: saude.go.gov.br