Campanha que conscientiza sobre a importância da doação de sangue

O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB) recebeu os discentes de enfermagem da UniBrasíia para salientar a importância do Junho Vermelho, campanha que conscientiza sobre a doação de sangue.

Os palestrantes explicaram que o mês de junho é marcado com a cor vermelha, simbolizando a campanha de incentivo à doação de sangue. “Ainda em junho, no dia 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para buscar conscientizar a população sobre a importância desse gesto”, explicaram.

Além disso, os discentes ressaltaram que qualquer pessoa pode um dia necessitar de uma transfusão de sangue, seja devido a traumas provocados por acidentes, cirurgias ou no tratamento de doenças. “Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas”, afirmaram.

Danielly Malaquias Moreira de Deus explica que muitos têm dúvidas se pode ou não doar sangue. “A palestra esclareceu que toda pessoa saudável pode fazer a doação de sangue. É um dever nosso conscientizar a população da importância de doar sangue, e cada um de nós pode salvar alguém”, frisou.

Como se tornar um doador de sangue?

É só procurar o Hemocentro de Goiás com seu documento oficial com foto e conferir se atende aos requisitos necessários para doar. Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam do consentimento formal do responsável legal); Pesar no mínimo 50 kg. Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

Fonte: Diário da Manhã