Data celebra uma das bases do sistema de saúde do Brasil

A equipe de farmácia do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB) abordou com os colaboradores da unidade sobre o Dia Nacional da Farmácia, lembrado em 05 de agosto.

A coordenadora da farmácia do HSLMB, Geovana Correa, explicou que a palavra vem do grego e significa emprego de medicamentos. “As atividades relacionadas a farmácia tiveram origem por volta do século X, com as boticas ou apotecas. Nessa época, a medicina e a farmácia eram uma só profissão”, disse.

De acordo com a profissional, atualmente, existem diversos segmentos farmacêuticos e tem auxiliado à população logo após uma consulta médica. Seja na esquina de casa ou no aplicativo do celular, você encontra o medicamento necessário para curar uma doença. “O primeiro curso de farmácia foi criado em 1832, no Rio de Janeiro”, afirmou.

  HSLMB lembra Dia Nacional da Farmácia
                                                                                      (Foto: Divulgação)

Geovana destaca que em 1961 foi criado o Conselho Federal de Farmácia (CFF), que tem como função fiscalizar, inscrever e registrar empresas no exercício de atividades farmacêuticas.

Segundo a coordenadora, o Sistema Único de Saúde (SUS) possui uma enorme gama de medicamentos fornecidos gratuitamente nas farmácias distritais das cidades.

“A Constituição brasileira de 1988 diz que a Saúde é direito de todos e dever do Estado e criou o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país” frisou Geovana.

Fonte: DIário da Manhã