Atividade educativa orientou colaboradores sobre o acolhimento à vítima de violência doméstica
Para conscientizar colaboradores sobre a Campanha Agosto Lilás, que reforça o combate à violência contra a mulher, as equipes de psicologia e serviço social do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó realizaram uma atividade educativa com intuito de orientar e intensificar o acolhimento à vítima, sempre viabilizando os direitos sociais.
De acordo com a psicóloga Danielly Malaquias e com a assistente social Daniella Carla, Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher. “Além de divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes”, explicaram.
Segundo Danielly, a violência contra a mulher é protegida, atualmente, em suas múltiplas formas: humilhar, xingar e diminuir a autoestima. Agressões como humilhação, desvalorização moral ou deboche público em relação à mulher constam como tipos de violência emocional”, disse.
A assistente social Daniella Carla destaca que a denúncia de violência contra a mulher pode ser feita para a Polícia Militar, através do 190 e em delegacias e órgãos especializados onde a vítima procura amparo e proteção. Outra opção é discar 180: uma central de atendimento à mulher que funciona 24 horas por dia, e é gratuita e confidencial “, frisou. .
As profissionais revelam que a expectativa é que a campanha ‘Agosto Lilás’ promova uma maior conscientização sobre a importância de combater a violência contra a mulher e incentive a sociedade a se engajar na busca por uma realidade mais igualitária e justa para todas.
Fonte: Diário da Manhã