Profissionais são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível e fortalecimento de vínculo
A equipe multiprofissional do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó promoveu nos dias 12 e 13 de junho um treinamento sobre o papel do assistente social no ambiente hospitalar. A atuação do assistente social na área da saúde, se dá sob a perspectiva de garantias de direitos e bem-estar dos pacientes por meio do atendimento social.
A responsável técnica do serviço social, Aliny Kellen, explicou que o assistente social promove um atendimento harmônico, sendo um elo entre a clientela e a instituição. “Atuando como um mediador e mobilizador, no que se refere a projetos e programas que promovam um atendimento humanizado e integral”, disse.
De acordo com Aliny, o serviço social atua no campo das políticas sociais, opõem-se ao assistencialismo através de uma prática que visa à expansão dos direitos e a emancipação da sociedade. “Os profissionais são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos”, afirmou.
A RT revela que o assistente social trabalha em conjunto com a equipe multidisciplinar, família, convênios e políticas públicas, articulando com todas as frentes e interlocutores necessários para permitir a desospitalização da maneira mais adequada e segura.
“Para isso, a partir de um olhar integral do paciente, eles compreendem as demandas de forma ampla, se envolvendo desde o início do atendimento, trazendo mais agilidade e resolubilidade para o processo. Ao oferecer as orientações e realizar os encaminhamentos necessários, contando com os mais diversos pontos da rede de apoio, esse trabalho busca a condução de uma transição do cuidado mais segura e qualificada”, revelou.
Segundo Aliny, entre as ações desenvolvidas estão a avaliação do contexto socioeconômico, elaboração de relatórios sociais, articulações com a rede privada e com os mais variados pontos da rede pública (Ministério Público, saúde mental, previdência social, serviços do SUS, entre outros).
Fonte: Diário da Manhã