Ferramenta que garante uma investigação e análise compreensiva e atenta sobre os incidentes clínicos
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó realizou uma reunião com a diretora-geral, coordenação multiprofissional, coordenação de farmácia e direção técnica sobre o protocolo de Londres.
Segundo o enfermeiro do NQSP, Marcelo Leal, o protocolo de Londres é uma ferramenta que garante uma investigação e análise compreensiva e atenta sobre os incidentes clínicos, que vai além do sentimento de culpa e incita a reflexão dos profissionais.
“Utilizando o conhecimento clínico e incentivando a reflexão individual e discussão entre profissionais, o Protocolo de Londres é uma versão atualizada do Protocolo para Investigação e Análise de Incidentes Clínicos” explicou.
Para a aplicação, o Protocolo de Londres conta com um fluxograma que auxilia a equipe a conduzir a investigação, independentemente do tipo de incidente. “Quando aquele erro tem alta probabilidade de ocorrer novamente, e pela gravidade de suas possíveis consequências, o mais apropriado é a condução de uma investigação mais aprofundada. Porém, o escopo também permite uma avaliação mais rápida da falha”, destacou Marcelo Leal.
Fonte: Diário da Manhã