Campanha reforça os benefícios do aleitamento materno
Em alusão ao Agosto Dourado, o Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB) enfatizou com as puérperas da unidade sobre os benefícios do leite materno. A orientação foi idealizada pela coordenação multiprofissional em parceria com a fonoaudióloga Cinthia Mattos, que é consultora em amamentação no pré e pós-parto.
O agosto Dourado é o mês escolhido para conscientizar a sociedade sobre os benefícios do leite materno, alimento considerado ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema escolhido para a campanha deste ano é ‘Apoie a amamentação. Faça diferença para mães e pais que trabalham’, e traz à tona a discussão sobre a continuidade da amamentação quando a mulher precisa retornar às atividades profissionais.
“Consagrado como o melhor e mais completo alimento, o leite materno é fundamental para a saúde e o desenvolvimento de bebês – fortalece o sistema imunológico, diminui os riscos de obesidade, de desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão e colesterol alto, além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos” disse Cinthia Mattos.
De acordo com a fonoaudióloga, a amamentação iniciada logo após o nascimento do bebê pode diminuir a mortalidade neonatal, que acontece até o 28º dia de vida, e para as mulheres reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama.
O Ministério da Saúde recomenda manter o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais, devendo ser o alimento exclusivo até os seis meses de vida.
“O mês de agosto é conhecido como agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno”, concluiu.
Fonte: Diário da Manhã