Prática é um dos principais indicadores de desempenho para a prevenção e controle de infecções

O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó realizou durante esta semana ações para conscientizar pacientes e acompanhantes da importância da adesão da técnica de higiene das mãos.

A atividade, que aconteceu nas enfermarias, à beira leito, orientou sobre cobrar dos profissionais o uso do álcool em gel antes de tocar no paciente. Além disso, a equipe também destacou sobre a necessidade de pacientes e acompanhantes fazerem a própria higiene de mãos quando forem ao banheiro, tocarem a maçaneta, evitando o risco de infecções dentro da unidade de saúde.

De acordo com a coordenadora do SCIRAS, Thaisa Silva, a higiene correta das mãos evita a infecção cruzada, onde microrganismos passam de um paciente para o outro. “A técnica é uma medida essencial para a prevenção e controle das infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde”, explicou.

Thaisa ressalta que a conformidade dos profissionais de saúde com as práticas de higienização das mãos é um dos principais indicadores de desempenho para a prevenção e controle de infecções, segurança do paciente e qualidade dos serviços de saúde em todo o mundo.

Fonte: Diário da Manhã