OMS preconiza que a higienização deve ser de acordo com o fluxo de cuidado
O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB) promoveu uma ação para alertar os colaboradores sobre os cinco momentos da higiene das mãos.
A equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) passou pelos setores assistenciais da unidade, orientando os profissionais sobre a importância de higienizar a mão antes de tocar o paciente.
De acordo com a coordenadora SCIRAS, Thaisa Silva, as ações sobre a higiene das mãos são para intensificar a técnica, que é um dos principais indicadores de desempenho para a prevenção e controle de infecções, pois no próximo mês é comemorado o Dia Mundial da Higiene das Mãos.
“A OMS preconiza que o momento da higienização deve ser de acordo com o fluxo de cuidado, prevenindo a transmissão cruzada de microrganismos. Os cinco momentos para a higiene das mãos são: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente”, explicou a gestora.
Fonte: Diário da Manhã