Dayara Guedes ministra dinâmica sobre equipamento de hemodiálise a equipes do HEMNSL

Profissionais da área médica e multiprofissional da unidade do Governo de Goiás participa de dinâmica intensiva sobre equipamentos para controle do tratamento de diálise na UTI

Os profissionais que trabalham diretamente na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos (HESLMB) receberam treinamento e capacitação sobre novos equipamentos para hemodiálise. As equipes médica e multiprofissional tiveram uma dinâmica intensiva sobre funcionamento e etapas de terapia de diálise para pacientes internados em UTI.

Segundo Dayara Guedes, gerente de enfermagem da unidade do Governo de Goiás no município, o procedimento faz parte do programa continuado de capacitação das equipes visando dar excelência técnica nos serviços de saúde. “Temos uma meta de manter nossos colaboradores em constante aprimoramento sobre equipamentos e técnicas de tratamento para nossos pacientes. O aprimoramento precisa ser constante, para prestarmos um serviço cada dia melhor para a população de São Luís de Montes Belos e região”, comentou.

O coordenador da UTI, Marcionilio Cândido e agerente de enfermagem, Dayara Guedes, explicaram a importância da realização de  hemodiálise, procedimento que realiza exatamente a função do rim no corpo humano, retirando as substâncias tóxicas, água e sais minerais pelo auxílio de uma máquina.

O diretor-técnico do HESLMB, Elias Gabriel, acompanhou o treinamento e comentou sobre o procedimento. “Ressaltamos que esse procedimento deve sempre ser indicado e acompanhado por uma equipe médica multidisciplinar, envolvendo médicos nefrologistas e enfermeiros, além de equipe multidisciplinar. São eles que vão avaliar e investigar os sintomas, diagnosticar e indicar o tratamento por hemodiálise”, destacou.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde