Câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. O diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura

O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HESLMB) promoveu ações em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização do câncer de mama. A atividade foi conduzida pela Coordenação Multiprofissional e Serviços Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT,) objetivando conscientização sobre o câncer de mama.

A semana iniciou com o depoimento de quem vive com a doença: “Como enfrentar o câncer de mama?”, com a paciente do Hospital de câncer Araújo Jorge, Silva Maria.

Em sua fala, Silva abordou com as colaboradoras da unidade a importância de um tratamento precoce e alertou sobre os sinais e sintomas do câncer de mama. Ela ressalta que é grata ao tratamento do sistema único de saúde – SUS, pois o seu tratamento é realizado na rede pública.“É necessário ter uma fé e um psicológico inabalável para enfrentar a doença”, afirmou.

O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia.

O autoexame das mamas era bastante recomendado como forma de detecção da doença, entretanto, em virtude da dificuldade de algumas mulheres de entenderem a anatomia do órgão, falsos resultados eram obtidos. Nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode causar a falsa impressão de que a mulher está saudável e retarda a consulta ao médico. Todavia, é importante ressaltar que o autoexame, junto a exames periódicos, pode salvar vidas.

A semana do Outubro Rosa vai ser finalizada com orientações aos colaboradores e pacientes sobre o autoexame de mama.

Fonte: Diário da Manhã