Palestra destacou a importância de falar sobre o suicídio para que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda
O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB) abordou o tema Setembro Amarelo na Semana Interna de Prevenção dos Acidentes de Trabalho – (SIPAT).
Em sua apresentação, a terapeuta holística Maria Fernanda comentou que todos devem atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem. E ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. “É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha” disse.
Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. “Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe”, afirmou.
De acordo com Maria Fernanda, se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. “É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos. Mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente”, explicou.
Fonte: Diário da Manhã