Em 2022, HESLMB realizou uma série de atividades sobre doenças transmissíveis e de notificação compulsória
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás reconhece trabalho desenvolvido na unidade de São Luís de Montes Belos sobre várias atividades na área em 2022
O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HESLMB) recebeu, nesta sexta-feira (5/1), um certificado de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido para permitir resposta às Doenças/Agravo Eventos de Interesse à Saúde Pública (DAE) em Goiás. A homenagem foi destinada aos profissionais que atuam no Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da unidade de saúde do Governo de Goiás.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológico do HESLMB, Isabella Santiago, o certificado destaca o trabalho que a unidade fez sobre a notificação compulsória no ano de 2022. “A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser imediata ou semanal”.
Isabella destaca que a equipe da unidade realizou no ano de 2022 uma série de atividades sobre doenças transmissíveis e de notificação compulsória, como dengue, síndrome gripal e violência doméstica. Ela explica que a notificação deve ser realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
“Fazemos, diariamente, buscativa nos prontuários e visitas nos setores assistenciais de notificação compulsória. O certificado reconhece que tudo que foi realizado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológico do HESLMB foi dentro do prazo”, afirmou.
Para a gestora, receber o certificado foi uma honra. “Demonstra que o nosso trabalho está sendo feito de forma correta e assertiva. Vale ressaltar que tivemos apoio das regionais, da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e da diretoria da unidade para alcançarmos esse mérito”, destacou.
Hélmiton Prateado/IBGC
Foto: arquivo SES
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde