Na visita à beira leito, equipe multidisciplinar faz avaliação do quadro clínico do paciente
Ação é uma estratégia de cuidado que visa à integralidade do paciente do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos
Preocupado com a melhoria contínua da qualidade no atendimento, o Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HESLMB) intensificou a visita multidisciplinar à beira leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que consiste numa avaliação com uma equipe integrada para acompanhar o quadro clínico do paciente.
A visita dos profissionais envolvidos na assistência é um Projeto Terapêutico Singular do Paciente (PTS) que permite e encoraja o envolvimento tanto da pessoa atendida quanto dos seus familiares. Na ocasião, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), psicólogos, assistentes sociais e o médico responsável trocam informações acerca do estado atual e planejamento do tratamento.
O coordenador multiprofissional do HESLMB, Mateus Clemente, explica que os profissionais padronizam os dados sobre o paciente, coordenando o cuidado e tomando decisões em conjunto, dividindo as responsabilidades, minimizando atrasos no tratamento e a ocorrência de incidentes. “A troca de informações entre os profissionais de saúde na UTI é fundamental para a segurança do paciente”, afirma.
O gestor ressalta que a conduta é realizada diariamente e de diversas formas ao longo do dia. “A iniciativa também fortalece o vínculo do paciente com a equipe, pois ao atendimento acontece de forma individualizada e humanizada. Internamente, a troca de informações promove maior integração entre os diversos profissionais que compõem a assistência”, garante Mateus.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde