Objetivo da ação é garantir que os pacientes recebam cuidados seguros, em cada fase do seu tratamento
O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó realizou nos dias 15 e 16 de fevereiro uma capacitação sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente. A atividade foi conduzida pelo núcleo de segurança do paciente (NSP).
As metas internacionais de segurança do paciente foram instituídas a partir de uma aliança global para eliminar ou diminuir, em todo o mundo, os riscos e não conformidades no atendimento médico e prestação de serviços de saúde. Elas foram criadas em 2006 pela Joint Commission International (JCI), entidade sem fins lucrativos responsável pela acreditação de instituições de saúde nos Estados Unidos, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O treinamento, que aconteceu em todos os setores da unidade, foi ministrado pela Amanda Cruvinel e abordou a meta 1, que é a identificação correta do paciente.” É o primeiro passo para uma assistência segura e para garantir a qualidade do atendimento. Identificar corretamente cada paciente é responsabilidade de todos os profissionais”, explicou.
No HESLMB, são usados como marcadores de identificação o nome completo do paciente, data de nascimento e nome completo da mãe do paciente, para evitar que pessoas com nomes iguais sejam confundidas. Essas três informações são inseridas na pulseira de identificação, prescrições médicas, etiquetas de medicamentos, entre outros.
“Os marcadores de identificação devem ser conferidos em conjunto com o paciente, antes de qualquer procedimento, pelo profissional que irá realizá-lo. Assim, fica assegurado que o paciente receberá exatamente o que lhe foi indicado”, destacou Amanda.
A profissional ressalta que o objetivo das metas é promover melhorias específicas na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência à saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas.
“O nosso maior objetivo ao apoiar essa ação é garantir que todos os nossos pacientes recebam cuidados seguros, em cada fase do seu tratamento, dentro de nossa instituição. E isso faz parte da nossa missão, que é proporcionar cuidado abrangente à Saúde, impactando positivamente a vida das pessoas” afirmou Amanda.
Fonte: Diário da Manhã