Exame verifica a saúde do coração do paciente e indica tratamentos para eventuais condições que requerem intervenção médica
O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó promoveu um treinamento sobre eletrocardiograma (ECG) para a equipe de enfermagem da unidade de saúde. Conduzida pela gerente de enfermagem do HSLBM, Dayara Guedes, a capacitação permitiu aos participantes a identificação de taquicardias (ou taquiarritmias), bradicardias (ou bradiarritmias), cardiopatias e outras condições como distúrbios hidroeletrolíticos.
De acordo com Dayara, o ECG é um exame básico de triagem e diagnóstico, onde é possível verificar a saúde do coração do paciente e indicar tratamentos para eventuais condições que requerem intervenção médica. “É um exame rápido, simples e indolor. Os impulsos elétricos do coração são registrados em um pedaço de papel”, disse
A gerente explica que para a realização do ECG, o paciente fica deitado numa maca, em repouso por cinco minutos, antes do procedimento para que o resultado não sofra influência de fatores externos. Em seguida, são colocados os eletrodos na parede torácica anterior (região frontal do peito), nos punhos e tornozelos, e aplica-se um gel sobre esses dispositivos para facilitar a medição da corrente elétrica”, explicou.
A gestora destaca que a pele deve estar bem limpa e desengordurada nos locais de fixação dos eletrodos. “Se o corpo do paciente tiver muitos pelos, a depilação deve ser feita e se a pele for especialmente oleosa deve ser promovida uma limpeza local com álcool. O eletrocardiógrafo é ligado e conectado aos eletrodos, que por meio de fios que registrarão a atividade elétrica do coração. Após o exame, o aparelho fará a impressão de 12 visões distintas do órgão”, afirmou.
Fonte: Diário da Manhã