Sintoma da doença mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor
Em alusão ao Outubro Rosa, a coordenação multiprofissional do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB), em parceria com Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), promoveu uma palestra para colaboradores a respeito do diagnóstico do câncer de mama.
“O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde”, esclareceu a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Lorena Joyce.
De acordo com a enfermeira, toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. “Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas”, comentou.
Lorena destaca que o exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. “Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde”, frisou.
Diário da Manhã