Aliny Kellen aborda o tema assédio social com profissionais da unidade de saúde

Coordenadores, gerentes e diretores debatem o tema, que provoca danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho

O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HESLMB) realizou uma palestra para seus coordenadores, gerentes e diretores sobre assédio moral. Conduzida pela responsável técnica do serviço social, Aliny Kellen, a atividade abordou que assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades.

“É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho. O assédio moral é conceituado por especialistas como toda e qualquer conduta abusiva, manifestando-se por comportamentos, palavras, atos, gestos ou escritos que possam trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física e psíquica de uma pessoa, pondo em perigo o seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho”, afirmou.

A assistente social mostrou todas as ferramentas de denúncias, para que os coordenadores passassem aos colaboradores. “É necessário que as pessoas saibam onde procurar ajuda. O silêncio machuca. A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do profissional, comprometendo a identidade, a dignidade e as relações afetivas e sociais e gerando danos à saúde física e mental, que podem evoluir para a incapacidade de trabalhar, para o desemprego ou mesmo para a morte”, alertou.

Segundo Aliny Kellen, as causas do assédio moral no ambiente de trabalho estão ligadas a fatores econômicos, culturais e emocionais, como abuso do poder diretivo, busca incessante do cumprimento de metas, cultura autoritária, despreparo do chefe para o gerenciamento de pessoas, rivalidade no ambiente de trabalho e inveja.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde